Felipe F Falcão

Textos


                                Imagem retirada do google
 

     É sabido por todos que, “o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, D. Pedro proclamou a Independência, a Princesa Isabel libertou os escravos, Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente da Republica Federativa do Brasil e Barack Obama é Presidente da maior economia mundial”.

     Hoje é um dia especial para muitos, em especial para a população negra, pois no dia 20 de Novembro se comemora a morte de Zumbi dos palmares. 

     O abolicionismo no Brasil remota aos momentos emancipacionista no “período colonial”, particularmente à “Conjuração Baiana em 1798”, seguido de varias discussões sobre o assunto. Entretanto,  só foi “adquirido relevância a partir de 1850 e caráter verdadeiramente popular a partir de 1870, culminando com a assinatura da Lei Áurea 1888, que extinguiu essa instituição no país” ou seja a escravidão.

     Mas, desde então, o que foi que mudou? Aparentimente nada mudou, tudo continua como antes ou pior. Vamos falar da lei ou justiça, essa “senhora” que tem como simbulo ou é representada por uma estatua com os olhos vendados, não que ela seja cega, não, mas sim porque a justiça não faz distinçao de cor. Mas, na pratica... não é isso que presenciamos. Pessoas que não são negras, tem prioridade na hora de se aplicar a lei.

     O que precisa mudar não são as leis existentes, mas a forma de quem a aplica. Enquanto isso nao mudar, a escravidão continuara existindo, porám, com uma diferença... todos sendo escravos, independente de cor ou raça. Pois hoje, quera ou não, todos nós somos escravos do sistema, ou de nós mesmo, pois apartir do momento, que eu me acho diferente de outros, eu me torno escravo da minha negatividade, a qual eu mesmo me submeto.

     Para que as coisas mudem, é necessário um extremo esforço de todos nós: precisamos nos enterar dos nossos deveres e direitos e isso, só é possivel adquerir por meio de muito estudo. Enquanto os pais não auxiliarem seus filhos para que eles tenha um bom desempenho na escola, o futuro de tais e o do proprio Brasil sera incerto.

     As pessoas falam que o insino no brasil esta péssiimo, porém, eu pergunto; - O que nós ou os nossos filhos estao fazendo para se ter melhor ensino ou tratamento diferensiado nessa área?- todos são capases de dizer, - estamos solicitando, exigindo, porem ninguem faz nada, nao nós dam atençao-. 

     A unica forma de se exigir melhor quanlidade de ensino, é dando o nosso melhor, pois é fato, quando nos esforçamos em da o nosso melhor no que fazemos, nao passamos despercebidos... cedo ou tarde, seremos notados
.

     Portanto, neste dia em que todos, independente de cor ou raça. Todos tem a oportunidade de tirar para si um momento para reflexão. Perguntarmos a nós mesmo, o que foi que mudou nestes 121 anos em que a liberdade dos escravos passou a vigorar de fato como lei? O que fizemos para melhor  a situaçao, se nada mudou o que podemos fazer para memolhorar.
 
     Frase para pensar: Nao se exclua, inclua-se, faça a diferença.
 
 
     Nota ao leitor: perdoi-me se por ventura eu não tenha me feito enteder, com essas poucas palavras. Obrigado a todos que leram este texto.
Felipe F Falcão
Enviado por Felipe F Falcão em 20/11/2009
Alterado em 17/11/2011
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras